Normas – Liofilizador Terroni LS3000D

NORMAS GERAIS DE USO DO LIOFILIZADOR TERRONI LS 3000D

1. O agendamento para uso do Liofilizador deve ser realizado através do email lameb.ccb@gmail.com;

2. Os materiais e os reagentes que serão necessários para a realização do experimento são de responsabilidade, única e exclusiva, do usuário, inclusive as luvas descartáveis e o frasco para acondicionamento do material durante a secagem;
        Obs: Caso sejam utilizados frascos diretamente nas válvulas do Liofilizador, estes devem ser de vidro neutro ou de borossilicato, com abertura de 75 mm de diâmetros e com volume de no máximo 350 ml por frasco, ou frascos tipo penicilina com abertura de 20 mm de diâmetro.

3. A partir de 24h de utilização do equipamento, o usuário deverá trazer um litro de óleo para bomba de vácuo, conforme especificações em insumos . Esta quantidade permite ao usuário 240 horas de uso do liofilizador, consecutivas ou não, durante o período máximo de um ano. O usuário pode deixar disponível para os demais membros do seu grupo de pesquisa ou do seu laboratório.

3. O peso total das amostras, por liofilização, deve ser no máximo 3 kg;
        Obs: Ao realizar seu agendamento, atente para a quantidade já agendado por outros usuários no dia, para que não ultrapasse este valor total. 

4. O material a ser liofilizado no equipamento deve estar previamente congelado. O congelamento deve ser realizado com temperatura igual ou inferior a -20ºC, por um período mínimo de 24 h;
        Obs: É preciso analisar a especificação de cada material e verificar o melhor método de congelamento prévio, bem como o tempo necessário para este congelamento.

5. O recipiente que o material está acondicionado deve ser aberto e coberto com um parafilme (esse de uso laboratorial) no qual deve ser feitos pequenos furos (com uma agulha, ou uma ponteira pequena). O liofilizador do LAMEB funciona por sublimação, então a água é “retirada” da amostra congelada e deve sublimar para fora do tubo, por isso essa preparação.

6. É proibido o uso de amostras com risco biológico e/ou químico no Liofilizador;

7. É proibido o uso de amostras com solventes. A evaporação do solvente deve ser realizada previamente em outro laboratório;

8. É proibida a execução de comandos no equipamento sem conhecimento prévio da sua finalidade. Solicite sempre ajuda dos técnicos responsáveis pelo Liofilizador caso surja alguma dúvida;

9. O Corpo Técnico do LAMEB deve ser prontamente avisado caso for identificado algum problema no Liofilizador;

10. Se algum dano for causado no equipamento por má utilização do usuário, o mesmo deve ressarcir os danos causados;

11. Antes de sair, o usuário deve limpar a bancada, o Liofilizador e todo material que utilizou;

12. É essencial planejar o uso do Liofilizador com a equipe do LAMEB, pois o processo de liofilização pode demorar muitas horas, necessitando ficar “over night”.
         Obs: Depois de iniciar o processo de liofilização é recomendado não interrompê-lo. Caso o usuário queira acompanhar ou modificar o tempo de liofilização das amostras, poderá fazê-lo durante o horário de atendimento do LAMEB.

13. Atrasos no horário agendado, superiores a 30 minutos, levarão ao cancelamento da reserva do equipamento, para não comprometer a agenda de uso do equipamento;

14. Caso haja impossibilidade em comparecer ao seu agendamento, comunicar com a maior antecedência possível à equipe LAMEB.