Credenciamentos

Cadastro no LAMEB            Calendário dos Cursos            Registro de Interesse           Tipos de Usuários

SAIBA MAIS


DO OBJETIVO DOS CREDENCIAMENTOS

O objetivo dos cursos de credenciamento é dar maior autonomia ao usuário na operação dos equipamentos do LAMEB, ampliando a possibilidade de uso destes e, assim, agilizando as análises. Isso, porque os cursos possibilitam o credenciamento do usuário, um processo que permitirá o acesso às dependências do LAMEB e aos equipamentos, mesmo fora do horário de atendimento externo do laboratório. Desse modo, o curso é voltado para usuários que possuem alta demanda de uso de determinado equipamento e, portanto, pretendem utilizá-lo com frequência.

São definidos como usuários os Servidores Docentes e Técnico-Administrativos, os Alunos de Pós-Graduação (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e Alunos de Graduação (Iniciação Científica) da UFSC, conforme o descrito no link “Cadastro“.

DA SISTEMÁTICA GERAL DOS CURSOS

O intuito dos cursos de “Credenciamento” é ensinar o usuário a trabalhar especificamente no equipamento desejado, incluindo, operação, cuidados, calibração e/ou manutenção básica, assim como operar o software do equipamento e utilizar seus recursos. Os cursos não abordam sobre as técnicas de preparação de amostras, nem tem como foco principal a parte teórica dos equipamentos.

Para agilizar o retorno dos Cursos de Credenciamento, neste primeiro momento, como pré-requisito para concluir o credenciamento, os usuários deverão realizar o curso de “Boas Práticas Laboratoriais do LAMEB” que será disponibilizado, nas próximas semanas, na plataforma do Moodle (link a ser disponibilizado no site). De forma que, após o lançamento do curso, a aprovação nesse curso passará a ser um pré-requisito essencial para realizar a inscrição nos cursos de credenciamento.

No início de cada curso, serão recapituladas com o usuário as Normas Gerais de uso do LAMEB e as Normas de Uso do Equipamento ao qual o curso se refere, as quais estão disponíveis no site do LAMEB. Além de outros detalhes, para que o usuário possa usufruir do espaço e estrutura do LAMEB da melhor forma possível, agindo sempre com responsabilidade.

Os cursos de ”Credenciamento” de cada equipamento serão obrigatórios para a certificação dos usuários, para posterior uso independente dos respectivos equipamentos. Após os cursos, os usuários passarão por um período de acompanhamento pelos servidores do LAMEB. Somente após finalizar o período de acompanhamento e obter a certificação do corpo técnico do LAMEB, os usuários passarão a ser denominados “Usuários Credenciados” e estarão habilitados a utilizar os equipamentos de forma independente. Os usuários terão, a parir desse momento, os seus crachás autorizados no sistema de acesso.

Quando necessário, e assim definido pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB, os usuários terão de passar por uma “reciclagem” para garantir o seu acesso ao LAMEB. No caso dos cursos de reciclagem, não há necessidade de realização de novo período de acompanhamento. Entretanto, a não realização dos cursos de reciclagem implica no cancelamento do credenciamento do usuário.

Os usuários do LAMEB que necessitam eventualmente utilizar um equipamento do laboratório, serão denominados “Usuários Eventuais” e não necessitam realizar os cursos de credenciamento. Os usuários eventuais devem obrigatoriamente ser acompanhados pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB e não terão acesso irrestrito ao mesmo, como os credenciados.

Para mais detalhes quanto aos tipos de usuários, acesse o linkCadastro“.

CURSOS DE CREDENCIAMENTO A SEREM OFERECIDOS

A oferta dos cursos será com frequência mensal e datas pré-definidas, a depender da demanda registrada pelos usuários cadastrados no LAMEB. No horário da realização do curso de determinado equipamento, agenda desse será mantida fechada para outros usuários, ficando o mesmo com uso restrito para o curso.

DO REGISTRO DE INTERESSE

Com a redução da procura para inscrições nos Cursos de Credenciamentos, o Corpo Técnico-Científico LAMEB avaliará a demanda de interesse dos pesquisadores que utilizam o laboratório, para definir as novas ofertas de cursos. Para isso, será necessário acessar o formulário e registrar a demanda.

DAS VAGAS

O número de vagas para o credenciamento de determinado equipamento está correlacionado com o espaço físico disponível.

DAS SELEÇÕES

Nos casos em que houver maior número de demandas do que de vagas, a seleção dos usuários será realizada conforme a prioridade a seguir:

  • Prazo previsto de conclusão da pós-graduação: os usuários que estiverem com a data próxima da conclusão receberão prioridade.
  • Usuários em credenciamento especial devido à pandemia: os usuários que receberam credenciamento especial durante a pandemia terão prioridade para regularização do seu processo de credenciamento.
  • Frequência de uso no LAMEB: os usuários que utilizam o LAMEB com maior frequência receberão prioridade, pois isso indica maior necessidade de uso.
  • Uma pessoa por grupo de pesquisa: se mais de um usuário do mesmo laboratório se inscreverem na mesma data de curso e não houver vagas suficientes, os critérios acima (1 a 3) serão utilizados para definição de qual usuário será selecionado.

DOS ACOMPANHAMENTOS

Após realização do curso presencial, os usuários serão acompanhados por, pelo menos, três agendamentos, antes da conclusão do credenciamento. Podendo esse número ser ampliado, conforme decisão do Corpo Técnico-Científico do LAMEB.

Nos acompanhamentos, os usuários podem retirar dúvidas e reforçar pontos importantes para o uso dos equipamentos, devendo, ao final, demonstrar habilidades satisfatórias para concluir com êxito o credenciamento.

Em cada acompanhamento, é de responsabilidade do Corpo Técnico-Científico do LAMEB preencher a ficha eletrônica do usuário, na qual constarão as informações dos itens avaliados durante o procedimento. Esse preenchimento deverá ser realizado na presença do usuário em credenciamento, para que esse tenha ciência do andamento do seu processo.

Após a conclusão dos acompanhamentos, o usuário será classificado como credenciado e receberá acesso à sala do equipamento via cartão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os usuários credenciados que desrespeitarem as regras ou façam mau uso dos equipamentos poderão a qualquer momento ter seu credenciamento suspenso.

Para dúvidas ou esclarecimentos, entrar em contato com o Corpo Técnico-Científico do LAMEB através do e-mail lameb.ccb@gmail.com.