Normas – Chemidoc

Normas de Uso do Fotodocumentador Chemidoc MP® Bio-Rad®

1. O acesso à sala e o uso do equipamento só será possível com agendamento prévio pelo Google Agenda.

2. Consultas e agendamentos devem ser realizados através do Google Agenda.

3. Atentar para os tipos de Capturas de Imagens:

– Capturas de Imagem em Gel: Gel de ácidos nucleicos ou de proteínas. NÃO permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 15 min.
– Capturas subsequentes de Imagens em Géis: Vários géis de ácidos nucleicos ou de proteínas. Não permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 1 hora.
– Captura de Imagem em Membrana: Uma membrana de blotting. Não permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Tempo máximo de reserva de 1 hora.
– Capturas subsequentes de Imagens em Membranas: Várias membranas de blotting. Não permite a marcação de outras reservas concomitantemente. Reserva de acordo com o número de membranas e com os tempos de exposição necessários. Tempo máximo de reserva de 3 horas.

4. No momento da reserva, através do Google Agenda, deverão ser dadas as seguintes informações:

– Nome do usuário e laboratório
– Ramal de contato
– Tipo de ensaio (vide item 3)
– Número de géis / membranas

EXEMPLOS
Camille – LAMEB – 5226 – Captura de Imagem em Gel – 1 gel
Vanessa – LAMEB – 5226 – Capturas subsequentes de Imagens em Membranas – 4 membranas

5. É de integral responsabilidade do usuário fornecer essas informações no momento da reserva pelo Google Agenda e observar se o tempo total é adequado ao tipo de ensaio.

6. Os usuários são responsáveis pelo experimento, principalmente no que se refere ao método e à verificação da operacionalidade do equipamento.

7. Ao ligar o equipamento, é necessário aguardar 15 minutos para que o sistema seja aquecido corretamente.

8. Os materiais e os reagentes que serão necessários para a realização do experimento são de responsabilidade, única e exclusiva, do usuário.

9. O procedimento de revelação e a manipulação das membranas devem ser realizados utilizando unicamente o espaço da bancada central do LAMEB.

10. Por questão de espaço físico, somente será permitida a permanência de dois usuários no equipamento. Caso haja necessidade de um número maior de pessoas acompanharem o experimento, será necessária a autorização pelo Corpo Técnico-Científico LAMEB.

11. Todos os arquivos devem ser salvos na pasta Usuários Chemidoc, localizada na área de trabalho, em uma subpasta com o nome do pesquisador. Dentro da subpasta com o nome do pesquisador, deverão ser criadas outras subpastas com a Data do Experimento e o Nome da Membrana/Gel.

12. Os arquivos permanecerão na pasta Usuários LAMEB por um mês e aqueles que não forem salvos com a nomeação padrão ou que forem salvos fora da pasta serão excluídos sem aviso prévio!

13. Os dados adquiridos (formato .scn), somente poderão ser gravados, pelo usuário, em CD-R ou DVD-R (de uso exclusivo) através do software CD Burner (POP 25).

14. Em caso de desrespeito injustificado aos horários das reservas (falta ou atraso) e/ou o não cumprimento das normas de uso do equipamento, o usuário será advertido pelo Corpo Técnico-Científico LAMEB, podendo ter restrito ou suspenso o seu acesso ao laboratório.

15. Após o término do experimento, é obrigatória a limpeza da bandeja do equipamento, bem como da bancada de uso e das transparências.

16. A limpeza da bandeja do equipamento deve ser feita, única e exclusivamente, com água destilada e lenço macio, conforme orientado durante o treinamento.

17. A limpeza da bancada e das transparências podem ser feitas utilizando água destilada, álcool 70 % e papel toalha comum.

18. É expressamente proibido, no computador do equipamento:

– Uso de pen drives.
– Fazer análise de dados.

19. É expressamente proibido:

– Uso de pinças e espátulas na bandeja do equipamento.
– Retirar as pissetas de água destilada e álcool 70% das dependências do LAMEB.
– Gravar dados em CD/DVD não exclusivos para os equipamentos do LAMEB.

20. Qualquer erro ou problema que venha ocorrer com o equipamento, deverá ser obrigatoriamente informado ao Corpo Técnico-Científico LAMEB.