LAMEB na Pandemia: Fase 3

Em conformidade com o Ofício Circular n°9/2022GR, a partir do dia 04/04/2022 a Universidade Federal de Santa Catarina retorna as atividades totalmente presenciais. Dessa forma, LAMEB mantém o atendimento em período integral, ainda respeitando as medidas de controle e combate à pandemia da COVID-19.

Nessa nova etapa, os (as) usuários (as) terão acesso direto às agendas individuais por equipamentos para marcação dos seus experimentos. O (a) usuário (a) deve solicitar o acesso às agendas de interesse através do e-mail para lameb.ccb@gmail.com.

Os (as) usuários (as) terão acesso às agendas para visualização e marcação de horários, mas elas serão supervisionadas pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB. As reservas deverão seguir as recomendações específicas de cada equipamento e devem respeitar medidas sanitárias de distanciamento, sendo que alterações podem ser realizadas, com aviso prévio, pelo Corpo Técnico-Científico a fim de evitar aglomerações nos ambientes do laboratório.

Em caso de desrespeito às regras de agendamento, os (as) usuários (as) serão notificados pelo Corpo Técnico-Científico do LAMEB para adequação dos horários.

Por fim, solicitamos que ao marcar os seus experimentos, cada usuário (a) considere a real necessidade de tempo de uso dos equipamentos, para que o maior número de pessoas possam utilizar as salas a cada dia.

Para utilizar um equipamento do LAMEB o usuário deve:

Certifique-se de que estas etapas cumpridas:

1. Estar cadastrado como usuário no LAMEB;
  2. Responder o  Formulário de Cadastro e Recadastro anexar ao formulário a  Declaração de Material para Análise assinado por seu(sua) orientador(a):
  3. Em seguida, enviar um e-mail para lameb.ccb@gmail.com solicitando o acesso à agenda do equipamento de seu interesse.

Nas dependências do LAMEB o usuário deve seguir estas orientações:

Quando inadiável, solicitamos especial cuidado na observação das ações básicas de prevenção durante o atendimento:

• manutenção de distanciamento;
    • higienização das mãos ao entrar no LAMEB;
    • ventilação dos ambientes e;
    • principalmente uso de MÁSCARAS.

1.
 A máscara deve cobrir completamente boca e nariz e estar BEM AJUSTADA. Usuários com máscaras visivelmente desajustadas não serão atendidos.Sobre este último ponto gostaríamos de ressaltar alguns aspectos:

2. A máscara deve estar ajustada ao rosto de forma que o usuário não necessite tocá-la o tempo todo. A manipulação da máscara durante seu uso traz risco de contaminação para o próprio usuário e também para as demais pessoas do ambiente.
3. A máscara deve estar íntegra e ser confeccionada de material mais seguro possível. Recomenda-se preferencialmente respiradores do tipo PFF2/N95 ou em segunda hipótese máscaras cirúrgicas (tripla camada).
4. Na impossibilidade de outro material, máscaras de tecido preferencialmente não devem conter costuras e devem contar com duas camadas de tecido e uma de material filtrante. Podem ser utilizadas em conjunto com máscaras cirúrgicas, para maior segurança. Maiores informações: https://noticias.ufsc.br/2021/03/covid-19-professor-da-ufsc-orienta-sobre-tipos-e-modelos-de-mascaras/ . Lembrando que máscaras de tecido devem ser descartadas após 30 lavagens (ANVISA).
5. NÃO SERÃO atendidos usuários utilizando máscaras de tricô, bandanas, polainas de pescoço ou máscaras descartáveis duplas (superfinas, do tipo utilizado em procedimentos estéticos).

Mesmo reconhecendo que todo contato técnico-usuário oferece risco de contaminação para ambas as partes, os atendimentos seguem sendo realizados em regime de exceção, no intuito de contribuir com o andamento dos projetos de pesquisa da Universidade.

O corpo técnico se resguarda ao direito de não realizar atendimentos quando avaliar que esse risco não está minimizado pela adoção correta de medidas preventivas. Em caso de suspeita de contágio por COVID-19, antes ou após os atendimentos, comunicar imediatamente o Corpo Técnico Científico do LAMEB.